Seguidores

ABENÇOE A OBRA DO SENHOR NÃO IMPORTA O VALOR:

ABENÇOE A OBRA DO SENHOR JESUS E NOS AJUDE A MANTER ESTA RADIO NO AR NÃO PODEMOS MANTE-LA SEM SUA AJUDA:

caixa econômica
agencia 0738 DG 013
conta poupança 00089086 DG 8
beneficiário
Jefferson Ribeiro de Carvalho

DEUS ABENÇOE A TODOS

domingo, 27 de maio de 2012

PREPARANDO-SE PARA EXPULSAR DEMÔNIOS

Pr. Marinho Vieira Rocha


PREPARANDO-SE PARA EXPULSAR DEMÔNIOS


INTRODUÇÃO


O propósito do assunto que apresentamos aqui, é sem dúvida alguma, oferecer-lhe melhores esclarecimentos as seguintes perguntas:


Ø O que e quem são os demônios
Ø Como reconhecer uma opressão demoníaca
Ø Que poder possuem os demônios
Ø O que os demônios fazem as pessoas
Ø Como reconhecer uma pessoa endemoniada
Ø Como expulsar os demônios


O cristão pode imediatamente tornar-se um dominador de demônios, recebendo um entendimento claro sobre a obra dos demônios e da sua derrota total no calvário. Uma vez que o cristão compreenda que os demônios estão totalmente sem poder sobre os crentes, ele nunca mais terá medo dos demônios nem do diabo.
Todos os cristãos podem ter autoridades sobre o diabo e seus demônios. Portanto, reconheça a autoridade que você como cristão tem, e exercite-a na fé da palavra de Deus.


TEXTO BÍBLICO BÁSICO PARA NOSSO ESTUDO
Lucas 10.17-20


Lendo o versículo 20, entendemos claramente que o fato de estarmos salvos, é a causa maior para alegrarmos do que os demônios serem expulsos. Assim, o objetivo primordial do nosso ministério não é o de expulsar demônios e sim, o de pregarmos o Evangelho aos perdidos e o nosso nome estar escrito no céu Lc 10.20. Dois grandes poderes estão engajados numa luta de vida ou morte sobre os seres humanos. Pedro e João os descrevem assim: Pedro, "O vosso adversário, o diabo, como um leão que ruge, anda em derredor, buscando a quem possa tragar I Pd 5.8" e João disse: "O Filho de Deus se manifestou para que pudesse destruir as obras do diabo I Jo 3.8". 


- 1 -
Antes de descrevermos sobre os demônios, será muito importante compreendermos um pouco sobre satanás.


I- QUEM É SATANÁS?
Satanás é o deus deste século (mundo) II Co 4.4. Ele era o príncipe das nações Mt 4.8,9. Lamentavelmente também o autor de todas as nossas aflições, angústias, enfermidades, dores e da própria morte. Ele é o rei e governador de todos os espíritos demoníacos. Seu principal desejo, é de destruir as vidas humanas, para aborrecer a Deus tentando frustrar seu plano para com a humanidade. Veremos a seguir, os nomes que são conferidos à satanás pela própria Bíblia.


1- DIABO Em Mateus 13.19, ele é chamado "maligno". 
No verso 39 ele é chamado "inimigo e diabo". A palavra diabo significa "acusador, difamador ou caluniador".


2- ACUSADOR Em apocalipse 12.10, ele é chamado "acusador dos crentes".


3- ADVERSÁRIO Em I Pedro 5.8, ele é chamado de "adversário" e é comparado a um "leão que ruge, buscando a quem possa tragar".


4- DRAGÃO Em apocalipse 20.2, ele é descrito por um grupo de nomes abomináveis, como: o de "dragão" aquela antiga serpente que é o diabo e satanás.


5- PAI DA MENTIRA Em Jo 8.44, Jesus o chamou de "assassino, mentiroso e pai da mentira".


6- TENTADOR Em Mateus 4.3, ele é chamado de "tentador".


7- PRINCIPE DOS DEMÔNIOS Em Mateus 12.24, lá ele é chamado de "príncipe dos demônios".


8- PRINCÍPE DAS POTESTADES DO AR Em Efésios 2.2, seu nome é "príncipe das potestades do ar".


9- PRÍNCIPE DESTE MUNDO Em Jo 14.30, é o "príncipe deste mundo".


10- CORRUPTOR DE MENTES Finalmente em II Co 11.3, conhecido como "corruptor de mentes".


II- QUEM SÃO OS ESPÍRITOS DEMONÍACOS?
A Bíblia é tão clara em seus ensinamentos sobre os demônios, quanto o é em 
- 2 -
relação os anjos.


Ambos são verdadeiros e reais e deverão serem compreendidos corretamente. Os demônios são malignos, odiosos e destrutivos. Os espíritos demoníacos são personalidades, como os espíritos humanos os são. Os demônios são espíritos que não possui corpos palpáveis como o nosso corpo. Nós somos espíritos que possuímos corpos. O nosso espírito veio de Deus e vivemos para servi-lo. Os espíritos demoníacos servem à satanás e são enviados por ele.


1) A quem eles pertencem? 
Os demônios pertencem ao diabo e satanás, o qual é o governador
dos mesmos. Jesus assim se pronunciou em Mt 25.41: "o diabo e seus anjos".
A palavra grega diábolos (diabo) significa: "acusador ou caluniador". E as palavras daimon e daimonion são usadas tanto no singular como no plural as quais não são intercambiáveis com diábolos, uma vez que há somente um diábolos.


2) Eles são anjos caídos 
Os demônios são anjos que pecaram ( que caíram) veja em Jd 6.
Quando foram criados por Deus, eram perfeitos porém, tinham o poder de escolha (o livre arbítrio). Portanto, são anjos que acharam melhor desobedecer à Deus e obedecer à satanás ? que péssima escolha!


2.1) Alguns deles estão aprisionados
Existem alguns demônios que pecaram e que se encontram agóra aprisionados em "cadeias de escuridão", como se leia em II Pd 2.4. Eles estão esperando pelo julgamento dos anjos feito pela Igreja. Confira I Co 6.3. 


2.2) Alguns deles estão livres (entre aspas)
Existem os anjos que caíram (pecaram), os quais Deus 
determinou que continuassem no domínio e governo de satanás. Estes estão por toda parte do mundo a serviço de satanás. Satanás, por não ser Onipresente isto é: não pode estar presente em toda parte ao mesmo tempo, então ele tem uma multidão de demônios ou espíritos demoníacos desencarnados procurando corpos para se encarnarem.


III- DIFERENCIANDO CORPO / ESPÍRITO


1) Os espíritos nos corpos
Eu tenho um corpo, más sou um espírito. Então o meu espírito 
habita no meu corpo. Quando eu me expresso, é o meu espírito quem fala com as faculdades do meu corpo. Você consegue ver e palpar o meu corpo, más não
- 3 -
conseguirá ver o meu espírito, porque o verdadeiro eu é um espírito que mora dentro do meu corpo. O meu corpo é simplesmente a casa onde habita o meu espírito. Um dia o meu corpo morrerá e voltará ao pó. Más eu, o espírito nunca morrerei pois, voltarei à Deus de onde vim. Confira Ec 12.7.
Eu, (meu espírito) sou uma personalidade. Eu (meu espírito), me expresso através do meu corpo. Se meu corpo (matéria) fosse tirado de mim (que sou espírito, o que fala e pensa) não poderia expressar o corpo. Então, corte fora a minha língua, e o meu corpo não poderá expressar. Destrua os meus ouvidos, e eu (espírito) não poderei ouvir. Cegue os meus olhos e eu (espírito) não poderei ver; Muito embora os meus olhos estivessem cegos, os meu ouvidos surdos, a minha língua removida, ainda assim eu o (espírito) estarei presente ou consciente por causa da mente. Ampute minhas pernas e braços, destrua meu olfato e as minhas cordas vocais, e ainda assim você não teria destruído-me (meu espírito que é imortal). 
Eu poderia expressar-me, sem sair algum som através do corpo que é perecível. Assim, eu (o espírito) teria um corpo (matéria), más suas faculdades de expressão teriam sido destruídas. Agóra você pode compreender o que quero dizer ao falar sobre a diferença entre eu o (espírito), e o meu corpo (matéria). 


2) Espíritos sem corpos 
Os demônios são espíritos malignos desprovidos de corpos com 
os quais poderiam expressarem neste mundo. Já que não possuem corpos próprios, eles precisam vaguearem pela terra, procurando um (corpo-matéria) afim de que possam entrar no corpo e encontrar meios de expressão, afim de poder levar a cabo suas missões e vontades malígnas Mt 12.43.
Já que os espíritos demoníacos são verdadeiras personalidades, eles manifestam as suas próprias personalidades pessoais, nos corpos que eles entram. Há várias classes ou tipos de espíritos demoníacos, assim como há diferentes tipos de pessoas, o que passaremos a examinar a seguir, pois cada tipo de pessoa, reflete cada tipo de espírito demoníaco.


IV- COMO SÃO OS DEMÔNIOS?


1) Os demônios falam
Eles falam através das faculdades mentais e da fala de uma 
Pessoa, da mesma maneira que o meu espírito (o verdadeiro eu), fala através da minha própria língua e cordas vocais. Em Mc 3.11;1.22-25 e Lc 4.41, estes versículos mostram como os demônios falavam com as pessoas ao expulsá-los.


2) Os demônios conhecem o futuro deles
Certa vez, Jesus deparou com dois homens endemoninhados que
-6-
saiam dos sepulcros. E, quando Jesus os expulsavam, os demônios clamaram:
- 4 -
"Que temos nós contigo, Jesus filho de Deus? Vieste atormentar-nos ante do tempo?" Mt 8.29. O que os demônios quiseram dizer com a pergunta: "Vieste para nos atormentar antes do tempo?" De qual tempo estavam falando? De certo, falavam do tempo de tormento que virá sobre eles conforme Apoc. 20.10,15 e 21.8. Os demônios sabem muito bem, que o inferno foi preparado para o diabo e para eles e que chegará o dia em que serão atormentados dia e noite, e o será para todo o sempre. Eles sabem que não mais poderão atormentar a ninguém, porque o tempo deles já terá chegado. Por isto, sabedores destas verdades, eles tremeram diante de Jesus e clamaram como já vimos.


3) Os demônios resistem a rendição 
No capítulo oito de Mateus, o quinto capítulo de Marcos e o
oitavo de capítulo de Lucas, descrevem o relato de Jesus expulsando uma legião de demônios de um homem. Estes versículos revelam-nos o seguinte:
a) Os demônios na verdade professaram adorarem a Cristo, buscando impedir que o Senhor fosse severo demais para com eles Mc 5.6
b) Jesus ordenou-lhes que saíssem do homem Lc 8.29 e Mc 5.8
c) Os demônios lhe imploraram para que Jesus não lhes atormentassem, más quando Jesus falou-lhes ordenando que saíssem, os demônios ficam com medo e prontamente saíram Lc 8.28
d) Jesus lhes perguntou: "Qual é o teu nome?" Lc 8.30
e) Os demônios responderam: "O meu nome é legião, pois somos muitos" Mc 5.9
f) Jesus insistiu que eles fossem embora, os demônios chocados com a expulsão do corpo daquele homem, rogaram-lhe que não os enviassem para fora daquela província Mc 5.10. 
Primeiro: Embora terem, sido expulsos daquele homem, queriam terem nova oportunidade de se apossarem de outra pessoa por ser uma província onde as pessoas sem dúvida os facilitavam;
Segundo: Em cada cidade ou província, possivelmente existe um demônio comandante, com seus comandados a agir em cada cidade com o propósito de fazerem as desgraças e, penso eu que por essa razão, eles não queriam sair daquela província. É importante analisarmos: Porque pediram para não saírem daquela província? O que haveria de importante para eles na naquela província, uma vez que estavam sendo expulsos do corpo daquele homem? Já parou você para analisar isto? Deixo aquí o penso:
g) Pediram ainda mais: caso fossem expulsos daquela habitação 
humana, o segundo lugar que fossem permitidos, seria entrarem nos porcos que ali estavam dizendo: "Envia ?nos para os porcos para que possamos entrar neles" Mc 5.12
g) Imediatamente Jesus lhes deu permissão para entrarem na manada de porcos Mc 5.13. É maravilhoso saber que Jesus nos deu poder sobre os demônios conforme lemos em Mc 16.17; Lc 9.1 e 10.19 ? Aleluia...


- 5 -
4) Os demônios podem pedir reforços
Jesus ensinou uma lição muito reveladora sobre os demônios pedirem reforços mais precisamente encontramos isto em Mt 12.43-45 leia. Como vemos, é possível que os demônios que foram expulsos, chamem outros demônios como um reforço para entrarem novamente nas pessoas das quais foram expulsos. Isto acontece quando a pessoa que fora libertada deixa de consagrar a vida ao Senhor. Diz a Bíblia que o último estado daquela pessoa, será pior do que o primeiro Mt 12.45. Lendo também Lc 13.11,12,16 vemos Jesus tratando de um caso de enfermidades demoníacas.


5) Os demônios reconhecem e obedecem aos que tem poder sobre eles
Quando Jesus se deparava com os que estavam endemoninhados,
os demônios geralmente clamavam: "Sabemos quem tu és. Tu és o Filho de Deus". 
Os demônios nunca mudaram suas atitudes e ações. Sempre foram as mesmas. Incidentes ou fatos como estes, aconteceram no ministério de Paulo como lemos em At 19.13-16
Os demônios sabem quem tem poder sobre eles. Eles conheciam a Jesus e a Paulo. Porém, veja o que aconteceu com os sete filhos de Ceva que não tinham o poder para expulsá-los At 19.13-16. É Jesus quem dá o poder e, eles não tinham este poder que Jesus dá em Mc 16.17. Maria Madalena estava possuída por 7 demônios, contudo um homem ungido de Deus, expulsou todos os 7 demônios. Por outro lado, havia 7 homens, como nenhum deles eram ungidos de Deus, e todos estes 7 homens não conseguiram expulsarem nem ao menos um só demônio porém aquele único demônio, saltando ou arremessando-se nos 7 homens, os mesmos fugiram nus e feridos. Que contraste! 


V - QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE UMA PESSOA ENDEMONINHADA?


1- No sentido físico
a) Olhar vago: A pessoa que está sob o poder de um espírito maligno, geralmente tem um aspecto vitrificado e seu olhar vago.
b) Estado de transe: Quer dizer momento de aflição ou crise. As pessoas entram em crises. Seus olhos se fecham e ao abrirmos as suas pálpebras seus globos oculares viram-se para trás, mostrando a parte branca dos olhos.
c) Força extrema: Como aconteceu com o endemoninhado gadareno


Mc 5.3,4 até mesmo uma pessoa mais tímida e inofensiva, poderá tornar-se tão forte como um boi e agir violentamente, se um poder demoníaco estiver em sua vida. 
d) Sexualidade intensificada: Os demônios muitas vezes levam as pessoas uma vez escravizadas por eles a experimentarem uma sensualidade 


- 6 -
intensificada.
e) Sensação de sufocação: Quando um espírito imundo está em ação, muitas vezes a vítima sente-se como sufocada, estrangulada, e até mesmo em enorme aperto ao redor do seu peito. Lembro-me de uma certa vez, que ao expulsar um demônio de uma pessoa (homem), o demônio fez com que ele, pegasse um cinto e colocasse no pescoço e com as próprias mãos cruzando-as pegando as pontas do cinto, foi se enforcando e, quando vi aquilo, repreendi aquele demônio no Nome de Jesus, e na mesma hora o Senhor o libertou ficando liberto instantaneamente, passando a servir o Senhor Jesus, dando glória ao seu Santo Nome.
f) Sons vocais: Os espíritos malignos podem tossir, espirrar, falar, rir, ameaçar e lutar (lembrar uma experiência), chorar, implorar, mentir etc. Leia Marcos 5.5,7,9 e 10
g) Resistência ativa ou passiva: O espírito maligno poderá fazer com que a pessoa caia ou se jogue no chão e dar a impressão de ficar morta. O espírito maligno poderá também: xingar, gritar, esturrar, correr e zombar do crente. Veja At 19.13-16. Notemos que, esta é uma tentativa de satanás em desanimar o crente, fazendo com que ele duvide de sua autoridade em Cristo sobre ele. Leia os textos de Lc 4.35; 9.39 e Mc 9.18,20,26 
h) Ações violentas: Eles podem também tentar morder, amarrar (lembrar uma experiência), chutar ou ferir. Cuidados que se deve ter: Não expulsar nenhum demônio com os olhos fechados como que estivesse orando e evitar o máximo de segurá-lo. Use a força e o poder do Senhor Veja: Ef 6.10-12.
Certa pessoa ao expulsar um demônio de olhos fechados, sem perceber, levou um tremendo soco no rosto.
i) Odores fétidos: As vezes um odor fétido (fedido), semelhante a enxofre se percebe da pessoa que está sob uma escravidão demoníaca.


2- No sentido emocional 
a) Depressão: Uma pessoa que se encontra sob o domínio de um espírito maligno, geralmente fica deprimida e é seduzida por pensamentos de suicídios I Sm 16.14 e 31.4 e Mt 27.3-5
b) Culpa: Normalmente também estas pessoas estão repletas de pensamentos de culpa, falta de perdão e amargura. Mt 27.3,4. 
c) Temperamento violento: Algumas pessoas possuem um temperamento violento e se transtornam facilmente como já vimos no ítem um, letra h. Veja: I Sm 19.9,10
3- Conflitos e confusões intelectuais
As pessoas escravizadas por demônios, geralmente sofrem conflitos e confusões mentais. O deus deste século segou (grego = poroo, embrutecer) II Co 4.4
4- Nos sentidos espirituais 
No geral há uma forte resistência na pessoa contra a Palavra de Deus e a
- 7 -
oração. (lembrar uma experiência).


V- AJUDA PRÁTICA E ESPIRITUAL
Os apóstolos Paulo e João nos fornecem algumas dicas de como podemos reconhecer as influencias ou espíritos demoníacos como:
Primeiro: Prestando atenção a linguagem e o tom de voz.
Geralmente a linguagem usada e o tom de voz da pessoa que está endemoninhada, é suficiente para sabermos se é ou não um demônio veja: I Co 12.3 e At 16.16-18
Segundo: Testando a confissão deles.
Quando uma pessoa estiver sob o controle e influência de determinado espírito maligno, teste-o de acordo com I Jo 4.1-3


VI- PORQUE OS DEMÔNIOS TÊM PODER ? Mc 5.1-20
1o ? Os demônios dão grande força física aos homens Mc 5.2-4
Note bem: Este endemoninhado (leia v. 2), tinha a força física de muitos homens. Vejamos que quando Jesus perguntou: "Qual é o teu nome?", ele respondeu, dizendo: "Legião é o meu nome, porque somos muitos"(leia v. 9). Você sabe quanto é uma legião? Se não, então fique sabendo: Uma legião é seis mil. Uma legião romana consistia de seis mil soldados. Note que este homem possesso, tinha a força de seis mil demônios juntos. Quando Jesus foi preso, Simão Pedro (Jo 18.10) puxou a espada e cortou a orelha de um dos soldados do sumo sacerdote e Jesus o repreendeu e disse: "Ou pensas tu que eu não poderia agora, orar a meu Pai, e que Ele não me daria mais de doze legiões de anjos?" Veja que se uma legião é seis mil, imagine então doze legiões. O Pai (Deus) enviaria então mais de setenta e dois mil anjos em favor de Jesus. Porém Ele disse: como cumpriria então as Escrituras? (leia Mt 26.53 e 54). 
2o ? Os demônios podem fazer milagres
De acordo com a Bíblia, satanás e seus demônios é possível enganarem aqueles que buscam sinais. Leia II Ts 2.9 e Ap 16.13,14. 
Aqui está aquele que correm atrás dos sinais, ao invés dos sinais correrem (acompanharem), os que crerem Mc 16.17.
3o ? Eles são prodígios de mentira
Mais do que nunca, precisamos ser como Moisés e Arão. Quando os poderes das trevas estiverem sendo exibidos, devemos demonstrar o poder de Deus que é muito maior. Leia Ex 7.11,12 e I Jo 4.4 
4o ? Os demônios podem inspirar e controlar as pessoas
Não devemos ficar intimidados pelas seitas de ocultismo, falsos religiões, ou até mesmo por aqueles que somente professam serem cristãos. Todos eles têm uma coisa em comum: negam a divindade de Jesus Cristo. Para se saber o verdadeiro, teste-o com base em I Jo 4.2
Você poderá identificar os falsos mestres. Tudo o que você precisa fazer, é perguntar-lhes se crêem que Jesus é Deus Jo 1.1,14. Se responderem não, 
- 8 -
significa que são falsos mestres ou profetas. Não obstante serem grandes líderes ou ensinadores se, negarem a divindade de Jesus, não são de Deus.
5o ? Os demônios podem dar um poder sobrenatural as pessoas
Muito cuidado com os serviços de feiticeiros, macumbeiros e cartomantes, que são poderes sobrenaturais sim, porém o Senhor nos convoca a sairmos do meio deles e nem tocá-los II Co 6.14-18.
Portanto devemos ter cuidado com:
a) Adivinhação: são os que afirmam possuir um conhecimento do futuro (os cartomantes). Esta prática não tem respaldo da palavra de Deus. Veja isto em Ez 13.6-8 e ainda o pior: O Senhor diz que é contra eles. 
b) Feitiçaria: foi o que aconteceu com Saul. Uma feiticeira, teve a capacidade por intermédio de um outro espírito, identificar um morto no mundo dos vivos. Veja I Sm 28.7-20.
c) Médiuns: Os que afirmam possuírem espíritos familiares. Isto é uma abominação ao Senhor Dt 18.12. Israel ao entrar na terra prometida, Deus os advertiu contra os médiuns (espíritas) assim dizendo: "Não aprendereis a seguir as abominações destas nações" Dt 18.9-14.
d) Idolatria: Não deveriam adorar o deus moloque, que exigia sacrifícios humanos (de criancinhas). Deus os avisou sujeitos a terríveis castigos. Veja Lv 18.21; 20.2-5. Infelizmente o Rei Salomão ofereceu sacrifícios a estes deuses. Pecou é claro. Veja
o que Deus disse: I Re 11.4-13


VII- O QUE OS DEMÔNIOS FAZEM AS PESSOAS?
A palavra grega "daimonizomai", é traduzida em nossas Bíblias por ser afligido por um demônio, ou ter um demônio. Ser perturbado ou possuído por um ou mais demônios.
1o ? Eles atormentam e importunam
Estar endemoninhado significa estar perturbado ou atormentado emocionalmente, mentalmente e moralmente.
a) Perturbação mental: "Senhor tem misericórdia do meu filho, pois ele é lunático e severamente perturbado. ( no grego = pascho, sensação dolorosa) e muitas vezes cai no fogo e também na água..." E, Jesus repreendeu o demônio, que saiu dele Mt 17.15-18
b) Perturbação moral: "E veio uma multidão das cidades...trazendo os que eram atormentados por espíritos imundos (no grego = akathartos,quer dizer: impuro, abominável) e todos eram curados At 5.16 
c) Tormento emocional: "E os que eram atormentados (no grego = é ochleo quer dizer: atormentar), por espíritos imundos... eram curados Lc 6.18. Ainda: "... a minha filha está horrivelmente endemoninhada ( no grego = daimonizomai) Mt 15.2
2o ? Eles causam enfermidades e sofrimentos
Aqui queremos mostrar que, nem todas as enfermidades são resultantes da 
- 9 -
pessoa estar endemoninhada. Daremos aqui um exemplo: Um ministro do evangelho que estava presente numa certa noite enquanto alguém pregava sobre a relação dos demônios com as enfermidades, disse: "Sabedor que as enfermidades são um ataque de satanás em nossos corpos, ao invés de uma benção de Deus, estou pronto para resistir as obras de satanás, repreendê-lo, e passar a ter domínio sobre ele".
Todas as enfermidades têm uma forma de vida. Exemplo: Um micróbio ou um vírus faz, com que as enfermidades se desenvolvam. Esta vida maligna existente no micróbio, não é procedente de Deus, porque ela mata e destrói a vida humana. Ela é procedente de satanás, uma vida maligna ou espírito de enfermidade, que dá vida a enfermidade, para o seu desenvolvimento a ponto de proliferar. Quando o espírito de enfermidade sai do corpo, a enfermidade ( o micróbio ou vírus) morre ou desaparece Tg 2.26.
Um outro exemplo: Um câncer é causado por células "traidoras" as vezes na forma de tumores, as quais se reproduzem mais rapidamente do que as células "amigas" que podem matá-las. A vida neste câncer pode ser maligna. Todos os médicos concordam que se pudéssemos remover a vida do câncer, os efeitos deste câncer desapareceriam do corpo. Porém, há duas fontes de vida guerreando entre sí: a maligna do câncer e a benigna que é do corpo. Qualquer método médico de destruição do câncer mata muitas células saudáveis e benignas do corpo e prevalecendo assim as do câncer, levando a pessoa a morte.
Jesus disse: Em meu Nome expulsarão os demônios. Então, através do poder do Nome de Jesus, possuímos a autoridade para expelirmos ou expulsarmos o espírito de enfermidade (células do câncer). Conta um certo evangelista que, orando assim pelas pessoas, muitos instantaneamente foram curados. 


IX - QUAIS OS RESULTADOS, AO SEREM EXPULSOS OS DEMÔNIOS?
1. As pessoas são curadas
Leia Mt 8.16 e observe que as enfermidades que Jesus curou, eram causadas por demônios. Ele expulsava o demônio e curava o doente.
1.1) Uma mulher curvada Lc 13.11
A Bíblia diz que a mulher tinha um espírito de enfermidade. Jesus disse que foi satanás que a aprisionou Lc 13.16.
Se alguém solicitasse que um médico diagnosticasse a doença daquela mulher, ele não iria dizer: "que um espírito de satanás a havia aprisionada". Ele chamaria isto de: "artrite da espinha, vértebras deslocadas ou um outro termo médico". Sem dúvida que quanto a ciência médica, ele estaria correto. Porém, a causa verdadeira do problema era que: "um espírito de enfermidade de satanás a havia aprisionada". Expulse o espírito, repreenda a opressão de satanás em nome de Jesus, e a pessoa será curada. Ele disse: "...em meu nome expulsarão os demônios...". 
1.2) Um homem cego e mudo Lc 11.14 e Mt 12.22
Notemos que, após o demônio ser expulso por Jesus, ele pode ver e falar.
- 10 -
1.3) Um menino surdo e mudo Mc 9.25
Naquela época e, talvez também agóra, os que são surdos e mudos as vezes são enfermidades causadas por satanás.
2. Medicinal x Espiritual
Como já vimos antes, os médicos podem chamar de artrite aquilo que na verdade é um espírito de enfermidade. O termo científico pode ser cordas vocais não desenvolvidas ou nervos mortos nos ouvidos porém, o problema em determinados casos, é um espírito surdo e mudo que está na vida da pessoa. Ainda, o especialista pode dizer que é glaucoma ou catarata, más estas enfermidades podem ter sido causadas por um espírito de cegueira. Em todos os casos em as enfermidades são oriundas de um espírito (um tipo de demônio), as soluções é expulsá-lo da pessoa em nome do Senhor Jesus. 


X - PREPARANDO-SE, PARA EXPULSAR OS DEMÔNIOS
É claro que quando se fala de preparo para expulsar demônios, indubitavelmente se faz necessário de que a pessoa seja seguidora de Jesus conforme Mc 16.17 tendo uma vida de fé At 16.16-18; usar a palavra de Deus Ef 6.17; e ter uma vida de oração e jejuns Mt 17.21. 
1. Selecionando uma equipe de libertação 
Vemos pela Bíblia, que os demônios eram expulsos por Jesus, por seus discípulos escolhidos e capacitados por Ele para ajudarem no seu ministério.
No Antigo Testamento, vemos que Daví após ser ungido rei pelo profeta Samuel, a sua música afugentava o espírito maligno que atormentava o rei Daví. Veja: I Sm 16.14,23
No Novo Testamento, nos quatro evangelhos Jesus, os doze apóstolos, os setenta discípulos e uma outra pessoa conforme Lc 9.1; 9.49; e 10.17, expulsaram muitos demônios.
No livro de Atos, vemos Pedro, Paulo e o evangelista Filipe envolvido em trabalhos de libertações das pessoas, que resultou na saída dos demônios. At5.16; 8.7;16.18 e 19.12.
Pedro era um pescador, Paulo um teólogo e Filipe começaram servindo as mesas. Isto, nos faz concluir que: - Já que a maioria dos líderes da Igreja primitiva eram leigos, este ministério é para todos os que crêem Mc 16.17. Porém, é muito prudente seguirmos o bom exemplo de Jesus em Mc 6.7. Há poder na concordância espiritual Mt 18.19. De acordo com nossa orientação aqui, as equipes de libertações de 2 (duas) a 6 (seis) pessoas, podem serem mais bem sucedidas do que uma pessoa somente. Quando o Senhor está conosco, "um persegue mil, e dois rechaçam a dez mil" Dt 32.30. Isto quer dizer, que dois são dez vezes mais poderosos do que um. Assim, recomendamos que preparem equipe de libertações.


1.1) Selecione um líder da equipe 
O líder da equipe é um dos mais importantes aspectos de um bem sucedido ministério de libertação de uma igreja.
- 11 -
1.2) Selecione um casal
Selecione no mínimo dois casais treinados para cada equipe de libertação. Isto porque em muitos casos, é prudente usarmos mulheres, para acolherem ou lidarem com problemas de mulheres, e vice-versa. Esta prevenção é porque, freqüentemente os espíritos imundos compelem os endemoninhados a um comportamento sexual pervertido ou anormal e, dependendo da pessoa, ficaria um tanto constrangedor.
1.3) Selecione os membros da equipe 
A tarefa mais importante do líder da equipe, é encontrar homens e mulheres voluntários e que satisfaçam as qualificações necessárias, tais como baseadas em I Tm 3.1-12.
1.4) Todos os membros da equipe precisam ser irrepreensíveis 
O líder da equipe e seus membros precisam ser de maneira irrepreensível. O líder nem seus membros devem ser polígamos, deve ser sóbrio i.é, - sem o uso exagerado de luxo, controlado, respeitável, hospitaleiro, não dado a embriaguez, não violento e nem amante do dinheiro.
Principalmente o líder, precisa governar bem sua família e, que tenha seus filhos sob obediência. Também não deva ser neófito nem um recém convertido, pois poderá de modo inconveniente. Deva ter boa reputação para com os de fora, não usufruindo de ganhos desonestos e ilícitos, afim de que não caia na armadilha do diabo. Lí algo dizendo que, certa vez uma equipe de libertação, que estava expulsando um espírito imundo de um homem que estava envolvido em homossexualismo e fornicação, e certo jovem que estava alí observando a equipe, resolveu unir a equipe sem ser convidado. Ele começou a ordenar em voz alta dizendo: "Eu exijo que você saia dele seu espírito imundo". Aquele espírito imundo imediatamente falou através daquele endemoninhado dizendo: "Porque você está tentando me expulsar daqui, se você faz também as mesmas coisas que eu induzo este homem a fazer?" Diz a história que o rosto daquele jovem ficou pálido e envergonhado pressurosamente saiu daquela sala. Então, esta autoridade espiritual, somente deverá ser exercitada por aquela pessoa, homem ou mulher, que estiver vivendo uma vida moralmente limpa e reta. Portanto, os membros da equipe, deva ser escolhidos cuidadosamente. 
1.5) Os membros da equipe precisam ter fé 
Escolha somente aqueles que já demonstraram terem fé. Uma prova d fé, é evidenciada por aqueles que vivem uma vida de oração Hb 11.6. Se houver falta de fé, da pessoa que está expulsando, é possível não ser liberta. Veja estes textos: Mc 9.18b,19,23,24; Mt 17.19,20
1.6) Os membros da equipe precisam ter unção do Espírito Santo
Para que a palavra de ordem dada ao demônio seja obedecida e que tenha o efeito necessário, a pessoa precisa ter a unção do Espírito Santo. Leia Lc 4.18,19; Mt 12.28 ainda At 10.38. Veja que é a unção que despedaça o jugo de satanás Is 10.27. A unção do Espírito Santo opera em nós a medida que usamos o nome de 
Jesus como autoridade.
- 12 -


XI ? PREPARANDO AS PESSOAS A SEREM LIBERTAS
As pessoas que estarão precisando de libertação, deverão ser convidadas a participarem de reuniões preparativas. Estas reuniões, farão com que as pessoas se preparem para suas libertações obedecendo as seguintes orientações:
1. Freqüentar ensinos bíblicos 
Se a pessoa a ser liberta estiver disposta a freqüentar as
Reuniões de ensinos bíblicos, isto ajudará e demonstrará no seu desejo de libertação. Expulsar espíritos demoníacos de pessoas que não desejam libertação, as vezes resultará em situações piores.
Certifique-se primeiro de que a pessoa a ser liberta, deseja se libertar.
2. Quebrar os contatos com os médiuns 
Se a pessoa estiver envolvida com médiuns, é necessário que
todo contato seja interrompido. Veja Lv 19.31 e Zc 10.2. Observe também, se a pessoa está envolvida com mágicas de amor, ódio etc. Se ela está usando algum tipo de anel, colar ou amuleto. (Amuleto: é um tipo de objeto usado contra o azar por pessoas supersticiosas). 
(Talismã: Um tipo de objeto que se julga proporcionar boa sorte). Em caso positivo, remova e desfaça tudo em Nome do Senhor Jesus com uma oração juntamente com a pessoa.
3. Destruir artigos de feitiçarias 
Com a pessoa devidamente consciente e decidida, oriente-a, para
que ela mesma destrua todos os artigos de feitiçarias como por exemplo: pulseiras, anéis dos pés (como os africanos) feitos de borracha fina, cinzas, cordões nos pulsos, braços, tornozelos, pernas e o diafragma, e também ídolos.
4. Renunciar tudo o que for pecaminoso 
Peça para a pessoa a ser libertada, fazer uma oração de renúncio a tudo o que for pecaminoso II Co 4.2.
5. Receber a Salvação
É necessário que a pessoa durante o processo de libertação, seja
levada a Cristo para garantia da libertação. Caso ela não queira, mostre para ela o risco que está ocorrendo conforme Lc 11.24-26. 
6. Memorizar versículos bíblicos 
Na primeira reunião de preparação com as pessoas a serem
libertas, procederá a identificação com preenchimento de dados, orientações necessárias, e a distribuição dos seguintes versículos bíblicos, para memorização durante o período de libertação. Nm 23.21-24; Hb 2.14,15; Lc 10.17-19; Mc 16.17 e Tg 2.19




7. Das reuniões de libertações
O primeiro período para a libertação, compreenderá de 7 (sete)
- 13 -
reuniões subsequentes. Veja: Gn 2.2,3. Nesta passagem que lemos, encontramos o termo "DESCANSOU", dizendo-nos que Deus descansou no sétimo dia de toda sua obra que fez. Assim, o verbo hebraico se acha no estado "perfeito". Concluímos então que, com 7 (sete) reuniões seguidas, haverá uma libertação perfeita. Caso com 7 (sete) reuniões a pessoa não ficar liberta, fazer uma nova entrevista para averiguar os motivos de impedimentos e, repetir novamente o processo o que se completará então, 14 (quatorze). dias. Ainda se porventura com 14 (quatorze) dias, a pessoa não ficar liberta, não deva desistir pois pode ser que ainda exista alguma barreira impedindo a libertação como foi com Daniel. Dn 10.2,3,12-14,19, más a vitória virá em Nome do Senhor Jesus.




CONCLUSÃO: 


Finalizamos aqui nosso estudo preparativo para libertações. Entendemos ser a natureza do assunto horripilante, porém para enfrentarmos os principados e potestades das trevas neste mundo. Temos que nos prepararmos melhor, além de estarmos revestido do poder do Senhor. Veja Ef 6.11. Finalmente, o meu desejo é que este assunto contribua de forma profícua a todos aqueles que o lerem.




BIBLIOLOGIA: 




Bíblia de Estudo Pentecostal
Enciclopédia Bíblica Boyer
Dicionário Bíblico Universal Buckland
Dicionário Português Silveira Bueno
Revista Atos Set./Out. 1995 Vol. 10 n.º 5 de Ralph Mhoney, 
Miss. Charles Haupt(África do Sul) e do 
Ev. T.L. Osborn (Tulsa, Oklahoma, E.U.A.) 

PODER PARA EXPULSAR DEMÔNIOS E CURAR


PODER PARA EXPULSAR DEMÔNIOS E CURAR

Marlon, um pastor amigo meu, estava fazendo uma conferência especial em uma cidade. Os membros daquela igreja tinham feito uma grande divulgação, dizendo que Deus iria fazer milagres durante o evento. Em uma das tardes, enquanto ele estava orando com alguns dos membros, preparando-se para aquela noite, uma mulher veio à igreja.
Vendo um diácono na porta, perguntou se o pastor que estava realizando a conferência se encontrava no momento. Quando o diácono respondeu que sim, com uma voz muito estranha, ela disse: "Eu vou matar o pastor. O Diabo mandou e estou aqui para mostrar o seu poder e matar esse homem". Pasmado, o diácono tentou impedir a mulher, mas ela conseguiu escapulir e entrar nas dependências da igreja.
Vendo meu amigo, gritou: "EU VIM AQUI PARA MATÁ-LO! PREPARE-SE PARA MORRER AGORA!" Marlon viu a mulher enlouquecida correndo em sua direção, mas não se assustou, nem correu, pois sabia a quem servia: o Senhor dos senhores, o Rei dos reis, Jesus, para o qual todo joelho se dobrará e toda língua confessará.
Quando ela chegou bem perto, Marlon teve tempo para dizer: "Em nome de Jesus você está derrotado, e não poderá me atingir". A mulher deu um soco na direção de sua cabeça mas ele ficou totalmente parado, sem reagir. Quando o punho estava a centímetros de seu rosto, foi bloqueado como se existisse uma parede invisível. Ela tentou de novo atacá-lo, e mais uma vez foi impedida da mesma maneira. Isso a deixou mais enlouquecida ainda. Ela continuou tentando com mais desespero penetrar a parede, sem conseguir.
Após algum tempo, ela parou e disse a Marlon: "Que poder é esse?" Ele respondeu: "Eu sirvo a Jesus. É no nome e no poder dele que você está sendo impedida agora". Em seguida, falou: "Demônio, saia já dessa mulher em nome de Jesus, e deixe-a em paz". Naquele instante, sentiu uma presença saindo da mulher, e ela foi liberta. Marlon dirigiu uma oração, ela abriu seu coração, aceitou a Jesus como seu Salvador e foi completamente transformada pelo poder de Deus.

PALAVRAS DE AUTORIDADE CONTRA SATANÁS
Deus pôde operar assim naquele dia porque, ao invés de tentar se proteger com as mãos naturais, Marlon se protegeu com a força de Jesus, liberada através de suas palavras de fé. Quando enfrentamos o inimigo precisamos entender a tremenda força que há em liberar o poder de Deus através de palavras de autoridade contra Satanás e os demônios. Jesus especificamente nos deu essa autoridade. Vejo isso claramente quando Ele diz: "Eu lhes dei autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo" (Lc 10.19 - NVI).
Precisamos tomar posse da autoridade que Jesus nos deu com ousadia e intrepidez se quisermos ver Satanás ser posto em fuga. E o que falamos tem uma influência monumental nessa guerra travada contra o Diabo.

O PODER DA PALAVRA FALADA PARA CURAR
Um homem impressionou Jesus profundamente por entender de forma profunda esse princípio. Foi um centurião romano que procurou o Senhor para que curasse o seu servo. Jesus logo se prontificou a acompanhá-lo à sua casa para ministrar a cura. Era o que todos que solicitavam ajuda pediam: uma visita pessoal e um toque das suas mãos restauradoras. Mas esse oficial romano foi bem diferente dos outros pois entendia algo que a grande maioria não compreendia.
O que era diferente nele? Ele entendia o poder da palavra falada para concretizar o milagre. Ele respondeu a oferta de Jesus, de ir à sua casa, com a seguinte frase: "Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar".
Jesus ficou tão impressionado que disse que em todo Israel não havia encontrado outra pessoa com tamanha fé! Por quê? Simplesmente porque o centurião entendia o princípio espiritual do poder da palavra falada para que Deus realize milagres.
Volte a ler os relatos dos evangelhos nas passagens em que Jesus curou os enfermos e expulsou demônios.
Você vai perceber algo fascinante: o Senhor raramente orava para curar alguém. Ele simplesmente dizia as palavras e as pessoas eram curadas ou libertas.
Com certeza, Jesus orava, e muito, mas quase sempre antes e depois da hora do milagre. Orava para ter comunhão com Deus Pai e para se preparar, mas raramente na hora em que estava realizando curas e libertações do poder do Diabo. Ele simplesmente ordenava e as coisas aconteciam. Disse que era exemplo para nós, que poderíamos fazer - de forma igual - tudo o que fez em seu ministério aqui na Terra. Isso significa que também devemos aprender a usar o poder do nome de Jesus para ordenar e ver as pessoas curadas e libertas.

O PODER DA PALAVRA FALADA PARA TRAZER LIBERTAÇÃO
Certa vez, estava pregando em uma campanha numa tenda. À noite, no meio da minha mensagem, uma mulher endemoninhada começou a gritar e a causar grande comoção. Um obreiro correu em direção a ela, agarrou seus cabelos com as mãos e começou a puxá-los, sacudindo sua cabeça para cá e para lá, enquanto orava a Deus para libertá-la. Mas nada aconteceu e a mulher continuou a manifestar a presença de Satanás.
Senti em meu coração que não era hora de orar, mas de ordenar pela fé. Desci do palanque e cheguei perto dela. Ela estava rastejando no chão como se fosse uma cobra. Ajoelhei bem perto, e disse com autoridade: "Em nome de Jesus, saia dessa mulher agora, e deixe-a em paz". Naquele instante, ela foi liberta, aceitou Jesus como Salvador saindo dali transformada pelo poder de Deus.
A libertação daquela mulher aconteceu na hora exata, pois há momentos para ordenar e outros para orar. Devemos recalcar as nossas vidas de oração sim, e isso é importantíssimo - porém, existe a hora correta de orar e a de agir ordenando com fé. Invocar o nome de Jesus com autoridade é que trará o milagre.
O inimigo não tem poder de fogo ilimitado, como alguns pensam. Somente Deus tem esse poder. O de Satanás é restrito, é quantificado. Ele tem apenas um número específico de demônios, e um limite de coisas que pode fazer ao mesmo tempo.
Então, qual é a estratégia dele? É a de concentrar o seu ataque em qualquer instante nos lugares que pode, em dois campos específicos. O primeiro é no lugar onde consegue fazer mais estragos, contra pessoas já enfraquecidas. O segundo é atacar as pessoas que causam mais estrago contra ele, como um ataque preventivo.

O PODER DA PALAVRA FALADA PARA ORDENAR AOS DEMÔNIOS
Quando era adolescente, recebi o chamado de Deus para ingressar no ministério. Aceitei o imperativo divino e comecei a ministrar a Palavra aos 15 anos, em cultos nas praças. Com 16 anos já pregava em igrejas.
Como estava incomodando o inimigo, comecei a sofrer maciçamente os seus ataques. Ele não só ataca onde o ministério já é grande, onde já está sendo incomodado, mas também os que potencialmente podem importuná-lo no futuro, que era o meu caso.
Às vezes, ia dormir sentindo opressão do inimigo e até uma presença demoníaca no quarto. Era uma tentativa do Diabo de tirar a minha paz, me amedrontar e intimidar. Senti essa estranha presença e comecei a temer que fossem me perturbar à noite, imaginando ser acordado vendo demônios com caras horrorosas, bem diante do meu rosto. Esse medo começou a perturbar o meu sono e passei a não dormir direito.
Isso continuou até que um dia, lendo a Palavra de Deus, entendi de uma forma plena o poder que recebemos no nome de Jesus de exercer autoridade sobre os demônios. Eles teriam que obedecer.
Na noite seguinte, no escuro do meu quarto, quando senti de novo a presença demoníaca, levantei a minha voz e disse: "Demônios, descobri que tenho poder, em nome de Jesus, contra vocês. A partir de agora eu não irei mais dormir com medo de ser acordado vendo seus rostos. Tomo a autoridade que tenho contra o Diabo, e vocês é que devem ter medo de chegar perto de mim pois sou um servo ungido de Deus. Saiam daqui e não voltem mais".
Terminei de falar e senti instantaneamente eles saírem do meu quarto. Passei a dormir com tranqüilidade e, até hoje, nunca mais temi nenhuma presença demoníaca, pois exerci autoridade sobre eles em nome de Jesus e ordenei que fugissem para longe de mim.
Comece a tomar posse da autoridade que você tem em nome de Jesus. Diga em voz alta as palavras de cura e libertação e verá Deus fazendo milagres na sua vida, como nunca viu antes. Mas lembre-se da exortação que Jesus nos fez quando disse: "Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus" (Lc 10.20).

terça-feira, 8 de maio de 2012

O que é amar a Deus?


O que é amar a Deus?

Na resposta que Jesus deu aos seus argüidores sobre qual o maior mandamento ele disse, "Amai a Deus..." (....).

Quero propor aqui uma discussão sincera e aberta sobre o que seria amar a Deus, pois, no decorrer de nossas vidas somos confrontados com esse mandamento. Seria no mínimo coerente se pudéssemos ter uma definição que nos desse o respaldo bíblico e prático de tal mandamento.

Olhando para a História da Igreja veremos que esse mandamento tomou formas diferentes, como por exemplo; por amor a Deus os cristãos padeceram no Coliseu Romano, também por amor a Deus muitos irmãos preferiram viver em monastérios, mas também por amor a Deus os Cristão do século 12 realizaram as Cruzadas, as quais foram responsáveis pelo assassinato de milhares de árabes. Da mesma forma, extremistas mulçumanos, por amor a seu deus (alá), provocam o medo e o terror no Oriente Médio de nossos dias.

Falar sobre o amor de Deus se torna bem desafiador quando somos confrontados com as atitudes daqueles que, em nome desse amor, praticam tudo que vai contra a essência do criador do amor. A interpretação do amor de Deus pode se tornar exatamente o oposto do que esse amor é, trazendo assim confusão sobre o caráter de quem o criou.

Jesus em seu ministério sempre surpreendeu as pessoas com seus atos de amor a Deus. Ele deixou bem claro que a expressão do seu amor a Deus era algo que foi gerado em obediência ao Pai. Jesus não era compreendido quando falava de amor a Deus, pois ele questionava os atos que eram praticados em nome desse amor. Atos esses inclusive que faziam parte da Lei. Não creio que Jesus questionava a Lei, mas ele questionava a forma que essa lei era interpretada, vivida e aplicada.

O apostolo Paulo diz que no final o que fica é a fé a esperança e o amor, e desses três o amor é o maior. Segue a pergunta; como o amor pode ser maior do que a fé? A resposta é uma questão de prioridade de criação. Deus teve que primeiro amar o homem para poder criá-lo. A fé vem depois como uma forma do homem perceber a existência de Deus. Por isso Paulo coloca que o amor é maior do que a fé. O amor foi criado primeiro, pois foi através desse amor que Deus amou o mundo.

Quero colocar três possibilidades em relação ao Amor de Deus:

1. Perceber o amor (Colossenses 1:16) Todas as vezes que olhamos sinceramente para o criador podemos perceber que ele ama suas criação. Pois ele deu ao homem tudo para que o homem fosse abençoado na sua existência. Seja o próprio dom da vida, a possibilidade de andarmos em comunidade, seja os recursos naturais e tudo quanto existe para benefício do homem.

2. Experimentar o amor de Deus As pessoas podem de uma forma ou outra experimentar esse amor de uma forma mais intensa. Isso pode acontecer através de uma experiência religiosa. Isso mesmo. Pessoas podem experimentar o amor de Deus através de outros que liberam porções desse amor no seu dia-a-dia. Isso possibilita que o amor do Pai possa ser literalmente experimentado, da mesma forma que alguém experimenta um doce ou uma fruta bem saborosa.

3. Vivenciar o Amor de Deus Aqui encontramos a forma mais intensa de perceber e experimentar o amor de Deus, pois aqui a percepção e a experiência se confundem com a vida de quem está vivenciando tal amor. Foi nesse contexto que Jesus expressou e recebeu o amor de Deus. Sua vida fazia parte desse amor e o amor de Deus fazia parte de sua vida.

Quando os homens tentam expressar o amor de Deus, sem tê-lo vivenciado, ai acontece as catástrofes religiosas. Quando alguém fica apenas na percepção, essa pessoa fica como que do lado de fora de um aquário tentando entender como é respirar debaixo d água. Quando alguém fica apenas com a experiência isso pode levar essa pessoa a ter outras experiências e ai a revelação fica misturada pelo empirismo moderno. Mas quando alguém ousa em vivenciar, ou ainda melhor, misturar sua vida com a essência de Deus, que é o Amor, ai sim, teremos alguém que vai conhecer a Deus e amá-lo mais do que as religiões, mais do que as suas ambições, mais do que as possibilidades de realização em nome de Deus.

Amar a Deus é deixar que Ele mesmo viva através de nossas vidas. Ë permitir a essência do criador ser manifesta em nossos membros, nossa mente, nosso espírito. Tal vivencia não pode se dar no âmbito do saber. Vou dar mais um exemplo; quando alguém come uma maça, essa pessoal não precisa necessariamente saber como se da todo o processo de digestão para ter certeza que está vivenciando o fato. Da mesma forma, muitos precisam apenas vivenciar o amor de Deus sem querer entender totalmente como se dá tal acontecimento. Muitos ficam como que em crise se perguntando; "Deus, eu não mereço", "Deus quero entender tal coisa", "Deus, se o Senhor não me revelar tal coisa eu não poderei continuar". Essa postura vem apenas mostrar que a vivencia do Amor de Deus vai alem do nosso entendimento. Isso deveria gerar gratidão na vida de um adorador. Gratidão por tão grande amor, que vai além do entendimento humano.

Se algum dia alguém te perguntar, "O que é o Amor de Deus?", será que você teria a coragem de dizer "O Amor de Deus é a minha vida". um Irmão em Cristo chamado Richard Wummburd, ficou preso por treze anos por causa do seu amor a Deus, certa vez um dos seus companheiros de cela perguntou-lhe, "Como é Jesus?", ele respondeu, "Jesus...Jesus é assim, igual a mim".

Que o Senhor possa nos dar a graça de vivenciar todo seu amor. Oro para que você não ame a religião evangélica mais do que a Deus. Um abraço. 


Até a próxima

Gerson Freire

A alegria do Senhor é nossa força


A alegria do Senhor é nossa força

Muitos confundem barulho, com júbilo e alegria e não conseguem assimilar a idéia de que "pode haver júbilo intenso sem barulho". Comumente tenho visto e, principalmente, ouvido pessoas defenderem o barulho, pelo mesmo, ser um sinônimo de alegria. 'Frases como: - Esta reunião está morta, levanta o som!"

Desejo fazer uma consideração, levando em conta, primeiramente a palavra de Deus e em segundo lugar, alguns aspectos físicos.

Júbilo advém da alegria que é um dos frutos do Espírito, Gál. 5:22. Portanto, é algo que nasce de dentro para fora e não o contrário. Esta alegria do espírito deve ser a fonte de toda expressão interna e externa na vida da igreja no que diz respeito a louvor, exaltação, música, risos, danças, júbilo em qualquer intensidade, alegria esta que faz com que o povo de Deus, tenha identidade única neste mundo, que o difere da sociedade introspectiva, egoísta e triste, na qual vivem. Ao declararmos que o Espírito Santo de Deus, habita em nós, estamos declarando, que devemos dar frutos de alegria do Espírito em nossa vida.

Que frutos são estes?

a) Certeza em Cristo Jesus de uma vida de alegria.

Assim como a vitória é uma certeza da qual nos apropriamos em nossa vida Cristã, a alegria, também o é - antes de ser uma expressão que toma forma, alegria foi algo conquistado por Jesus na cruz ­Ele se fez triste, para nos dar a verdadeira alegria, a alegria da salvação.

A razão pela qual os nossos irmãos cantavam, enquanto eram queimados com suas famílias nas fogueiras romanas dos primeiros tempos da igreja; era por causa da força desta alegria de ser salvo, redimido das trevas para a luz, pois Paulo mesmo diz: - "regozijai-vos sempre"- este sempre queria dizer, mesmo em meio as adversidades ou mesmo em meio ao sofrimento e morte, não percam a alegria da salvação.

b) Expressão em nossa vida desta alegria

Eu não consigo entender e muito menos viver uma alegria que é apenas interior, sem que a mesma seja expressa em meu rosto (Salmo 126:2)

Não estou falando de estar alegre, mas principalmente de expressar o ser alegre. Quem é alegre como Fruto do Espírito, gradativamente afasta do seu caminho todo o espírito de tristeza, ansiedade, incerteza, angústia, desespero que são tônicas na vida das pessoas que nos cercam.

Disse Jesus "... para que nossa alegria seja completa..." Um discípulo de Jesus deve ter esta certeza, de que o próprio Deus quer que nossa alegria neste mundo seja completa, portanto, Ele mesmo fará o possível para completá-la em nossas vidas, mais uma razão para nos alegrarmos sempre e vivermos expressando esta alegria, pois quanto mais somos alegres em nossos lares, escolas, trabalho e mesmo em situações adversas da nossa vida, podemos saber que estamos debaixo da mão de amor e cuidado de Deus.

c) Viver alegre é viver em fé

A alegria na qual vivemos é gerada e sustentada pela fé, "pois sei em quem tenho crido e sei que Ele é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, segundo o seu poder que opera em nós" - disse Paulo, pois ele conhecia a Deus e este conhecimento de Deus lhe trazia e deve trazer a cada um de nós, esta alegria que é profunda e perene, e que é sustentada pela graça da qual recebemos a vida de Deus. A fé em Deus, gera em nós fidelidade e ao expressarmos nossa alegria, estamos sendo também fiéis ao Senhor e à Sua palavra.

d) Alegria na adversidade

As circunstâncias nas quais, muitas vezes nos encontramos não nos propiciam a expressar alegria, mas isto não quer dizer que a perdemos. Muitos confundem o estar alegre com o ser alegre. Cristo nos leva a verdadeira alegria, constante, infinita, porém há situações que nos deixam tristes e a palavra nos ensina até a "... chorar com os que choram..." e não podemos esconder o fato. Creio que dificilmente nos reuniremos para chorar uns com os outros, levando em conta que a tristeza é uma exceção. Pode haver situações de tristeza e contrição para a igreja, mas isto não rouba a verdade de que o culto a Deus em toda sua plenitude deve ser um santo transbordar de reverência e alegria. O salmo 16: 11, nos fala que na presença de Deus há plenitude de alegria e delícias, Paulo fala em regozijai-vos sempre. Assim entendemos que uma das tônicas do nosso culto a Deus deve ser esta consciência do vivermos na presença de Deus, que nos dá júbilo e profunda alegria.

Como vivermos em alegria viva?

a) Entendemos que o Espírito Santo que está em nós é um espírito alegre. O Espírito Santo é o grande agente da alegria de Deus neste mundo, uma de nossas funções é promover a verdadeira alegria no coração dos santos e uma inquietação no coração dos não crentes para que tenham sede de viver esta alegria.

b) Identificar os focos por onde o inimigo infiltra a tristeza. Durante muito tempo em minha vida eu me alimentei de uma tristeza que vinha pela música, e quando Deus me salvou, pude identificar isto e encher minha vida de louvor. Para outros vem pelo seu temperamento de introspecção e de ficar na "sua", ao identificar o foco, deve buscar estar junto dos irmãos em comunhão e romper com todo isolamento.

Algumas culturas são tristes e melancólicas e com elas devemos romper. O diabo tem em filmes, vídeos, música, leitura, noticiário, novelas, etc, e seus agentes para macularem e roubarem nossa alegria.

c) Tomar uma posição de alegria no Senhor. Várias vezes em minha vida eu tive que tomar posição de louvor e adoração na presença de Deus mesmo contra a situação pela qual ou estava passando o que me fez crescer em Deus e fortaleceu sobremaneira, minha fé. Hoje eu vejo que Deus permitiu até aquelas situações para que a verdadeira alegria brotasse em meu coração e Ele pudesse assim controlar todas as coisas.

d) Compartilhar a vida e o amor de Deus com outros. Quando aprendemos compartilhar o amor de Deus com os outros, isto nos dá uma tremenda alegria, pois estamos cumprindo um dos mais sublimes propósitos de Deus para nossa existência:

"ALEGRAI- VOS POIS NO SENHOR"

Deus abençoe

Alegrai-vos sempre no Senhor


Alegrai-vos sempre no Senhor


"Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus." Filipenses 4.4-7

Alegrai-vos sempre no Senhor A carta de Paulo aos Filipenses é especificamente dirigida, dentre outros crentes de Filipos, à Lídia e à sua casa e ao Carcereiro com a toda a sua casa

Atos 16.12-34 "e dali, a Filipos, cidade da Macedônia, primeira do distrito e colônia. Nesta cidade, permanecemos alguns dias. No sábado, saímos da cidade para junto do rio, onde nos pareceu haver um lugar de oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que para ali tinham concorrido. Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia. Depois de ser batizada, ela e toda a sua casa, nos rogou, dizendo: Se julgais que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa e aí ficai. E nos constrangeu a isso. Aconteceu que, indo nós para o lugar de oração, nos saiu ao encontro uma jovem possessa de espírito adivinhador, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.  Seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens são servos do Deus Altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação.  Isto se repetia por muitos dias. Então, Paulo, já indignado, voltando-se, disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, eu te mando: retira-te dela. E ele, na mesma hora, saiu.  Vendo os seus senhores que se lhes desfizera a esperança do lucro, agarrando em Paulo e Silas, os arrastaram para a praça, à presença das autoridades;  e, levando-os aos pretores, disseram: Estes homens, sendo judeus, perturbam a nossa cidade, propagando costumes que não podemos receber, nem praticar, porque somos romanos.  Levantou-se a multidão, unida contra eles, e os pretores, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas.  E, depois de lhes darem muitos açoites, os lançaram no cárcere, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda a segurança.  Este, recebendo tal ordem, levou-os para o cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco. Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam.  De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos.  O carcereiro despertou do sono e, vendo abertas as portas do cárcere, puxando da espada, ia suicidar-se, supondo que os presos tivessem fugido.  Mas Paulo bradou em alta voz: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos!  Então, o carcereiro, tendo pedido uma luz, entrou precipitadamente e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas. Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo?  Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. E lhe pregaram a palavra de Deus e a todos os de sua casa.  Naquela mesma hora da noite, cuidando deles, lavou-lhes os vergões dos açoites. A seguir, foi ele batizado, e todos os seus.  Então, levando-os para a sua própria casa, lhes pôs a mesa; e, com todos os seus, manifestava grande alegria, por terem crido em Deus."

Alegrai-vos no Senhor é uma exortação a continuar exultante por aquilo que aconteceu conosco no que diz respeito à salvação Nós nascemos de novo através do poder do Espírito Santo e da palavra de Deus Isso é tremendo Temos que tomar cuidado para não nos comprometermos com o pecado, pois, o pecado entristece o Espírito Santo que habita em nós E essa alegria a qual se refere as escrituras é a alegria do Espírito O rei Davi, após ter sido tentado pela sua cobiça e vencido em uma batalha contra o pecado, já arrependido orou ao Senhor:

"Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mal perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar. Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe. Eis que te comprazes na verdade no íntimo e no recôndito me fazes conhecer a sabedoria.
Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que exultem os ossos que esmagaste. Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniqüidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável. Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito. Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário. Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores se converterão a ti.
Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua exaltará a tua justiça. Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca manifestará os teus louvores. Pois não te comprazes em sacrifícios; do contrário, eu tos daria; e não te agradas de holocaustos. Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus. Faze bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém. Então, te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; e sobre o teu altar se oferecerão novilhos." Salmos 51

Se você precisa repetir essa oração então comece agora mesmo Abra a tua boca e comece a falar em voz alta, pois Deus é misericordioso e te perdoa agora mesmo Não perca a alegria da salvação, não perca o espírito voluntário

Alegrai-vos sempre no Senhor Pois, a alegria do Senhor é a vossa força

Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens Perto está o Senhor O Senhor está perto, por isso podemos ser moderados ao passarmos pelas provas Precisamos dar bom testemunho mesmo nos momentos em estamos inseguros e confusos A nossa insegurança e confusão não mudam a fidelidade de Deus O Senhor é bom e a sua misericórdia dura para sempre e de geração em geração a sua fidelidade

O apóstolo Paulo nos exorta a viver de modo digno da vocação que fomos chamados (Efésios 4) Entretanto, antes do chamado ministerial nos somos chamados a ser mais que vencedores Antes de ser um homem ou mulher de Deus temos o homem tem ser homem e a mulher tem de ser mulher, pessoas de fibra, bravos, homens e mulheres de caráter firme diante de Deus, dos homens e das circunstâncias Nós não somos coitadinhos, somos mais que vencedores, é isso que somos, pois é isso que a Bíblia diz que somos Temos que aprender a preservar a dignidade cristã mesmo nos momentos mais difíceis E isso depende do ponto de visto que encaramos um problema, por exemplo, se perder o emprego, se declare um empresário, mesmo que esteja vendendo doce no ponto de ônibus Isso não é mentira Um vendedor de doces, de picolé, enfim, é um empresário E nós somos hoje o que acreditamos e confessamos ontem E amanhã seremos o que cremos e confessamos hoje Se acabar a comida, declare oficialmente um jejum em adoração a Deus, mas não passe fome Ouvimos histórias de pessoas que morrem de fome, mas, se ao invés de passar fome, jejuar, lá para o terceiro dia Deus enviará um anjo para servir esse crente Aleluia! Jó após ouvir as piores notícias da sua vida, dentre elas que todos os seus filhos haviam morrido em um só dia, a Bíblia diz que ele adorou a Deus Viver de modo digno da vocação para a qual fomos chamados é viver com moderação e isso depende do nosso ponto de vista no tocante aos problemas normais da vida Tem gente que consegue ver dez problemas em uma solução, mas o Espírito de Deus pode ajudar você a ver dez soluções em um problema Vivamos com moderação, pois perto está o Senhor

Não andeis ansiosos de coisa alguma O ser humano é ansioso por natureza, pois fomos criados assim E ao dizer ?não andeis ansioso?, de forma nenhuma se deseja anular a nossa humanidade, mas, canalizar a ansiedade para o lugar certo e para a pessoa certa A ansiedade não foi criada por Deus para ser depositada em coisas Ela foi criada para ser depositada em pessoas, mais especificamente na pessoa do próprio Deus, pois, a ansiedade é um tempero todo especial na adoração a Deus Às vezes o nosso coração até dói desejando por mais de Deus A ansiedade é um ingrediente do amor A Bíblia diz que o Espírito Santo de Deus nos ama tanto que Ele anseia por nós até com ciúmes (Tiago 4). Nos salmos 42:2 "A minha alma anseia pelo Deus vivo"; no Salmo 84:2 "a minha alma suspira e desfalece pelos átrios do Senhor"; Salmo 119:174 "Suspiro, Senhor pela tua salvação" o suspiro é uma materialização da ansiedade Até mesmo nos momentos de grande pressão suspiramos ansiando por um descanso E quando assim fazemos encontramos o descanso O suspiro é uma linguagem espiritual, é como um clamor sem palavras, uma comunicação silenciosa para os homens, mas no céu chega como um grito da alma faminta e sedenta pelo socorro do Todo Poderoso Recapitulando, não andeis ansiosos POR COISA ALGUMA Mas, anseia pela presença de Deus a cada dia Canalize sua ansiedade para buscar a face do Todo Poderoso

Em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças As necessidades são reais; as situações estão aí a cada dia Por isso, EM TUDO, sejam conhecidas diante de Deus nossas petições Como? Através da oração, da súplica e de ações de graças

O que é oração? O que é súplica? Orar é clamar a Deus Não é pensar, é clamar Clamar é diferente de simplesmente falar, é invocar Invoca-me e te responderei, diz o Senhor e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas que não sabes Clamar, no pé da letra, é gritar, erguer a voz, esgoelar-se, soltar o verbo Clame a Deus e Ele te ouvirá Faça sua petição com clamor a Ele Mas não faça da sua necessidade o seu Deus Tudo deve ser feito num ambiente de profunda adoração para que as necessidades não se tornem mais importantes que Deus Se esse entendimento entrar em você, nenhuma das suas orações cairá por terra Esse entendimento é tão profundo e eu quero ir mais fundo nele com você Salmo 138 diz que antes que da palavra chegar à nossa boca o Senhor a conhece toda Isso nos diz que o clamor não é algo da boca para fora, é algo da boca para dentro, embora tenha que ser pronunciado em alto e bom som É uma voz que vem do mais profundo do coração e da alma do necessitado A palavra estabelece as coisas no mundo natural Esse chão que você está pisando agora mesmo foi criado pela palavra de Deus O poder opera através da palavra proclamada com fé de que Deus é capaz de realizar aquilo que aos olhos humanos parece impossível O mundo que vemos veio a existir e é sustentado a cada segundo por meio da palavra de Deus

Hebreus 5:7 Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte CLAMOR E LÁGRIMAS, ORAÇÕES E SÚPLICAS a quem o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da sua piedade

Por este texto acima citado vemos que o nosso Senhor Jesus ofereceu, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas Este texto descreve a intensidade da oração do Senhor, ou seja: "forte clamor" e também descreve a intensidade da súplica "Lagrimas", ou seja, a súplica é o clamor levado ao extremo das lágrimas Isaías 57:15 Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos

Com ações de graças O que é ações de graças? Ações de graças são atitudes de gratidão Nos são pensamentos, nem palavras ? são atitudes de gratidão Atitude é uma linguagem que o céu entende Deus não apenas amou o mundo Ele fez mais que isso, ele deu o que ele tem de mais preciso no céu, seu amado Filho Jesus Cristo Essa é a linguagem celestial: se você crê, fale e faça O dízimo, por exemplo, é uma expressão de gratidão por tudo aquilo que o Senhor Deus nos deu A oferta é uma expressão de gratidão a Deus por aquilo que Ele nos dará, é uma adoração por fé O dízimo é o fruto da fé, a oferta uma semente de fé

Desafio você "canalizar sua ansiedade para o Senhor", para buscar a sua magnífica presença, a crer e praticar essa palavra Se você assim fizer o inevitável acontecerá a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.

Mas, se você insistir em viver apenas focado nas coisas materiais e se apartar do Senhor e do santo monte do Senhor (a igreja), se insistir a canalizar sua ansiedade para as "coisas", o inevitável também acontecerá. Isaías 65:11-14 "Mas a vós outros, os que vos apartais do SENHOR, os que vos esqueceis do meu santo monte, os que preparais mesa para a deusa Fortuna e misturais vinho para o deus Destino, também vos destinarei à espada, e todos vos encurvareis à matança; porquanto chamei, e não respondestes, falei, e não atendestes; mas fizestes o que é mau perante mim e escolhestes aquilo em que eu não tinha prazer. Pelo que assim diz o SENHOR Deus: Eis que os meus servos comerão, mas vós padecereis fome; os meus servos beberão, mas vós tereis sede; os meus servos se alegrarão, mas vós vos envergonhareis; os meus servos cantarão por terem o coração alegre, mas vós gritareis pela tristeza do vosso coração e uivareis pela angústia de espírito."

Mas eu estou confiante e esperançoso, irmãos, embora escreva desta maneira, que você faz parte de uma santa geração, que, assim como eu está aprendendo as coisas de Deus com temor Estou confiante porque, se você se interessou em ler um artigo como este é porque existe uma sede por mais de Deus em seu coração e ele está procurando por Deus e ele vai encontrar Deus Este ensino e exortação visam abalar as nossas estruturas para que as mesmas possam ser reconstruídas por Deus segundo a sua vontade e sua verdade

Amo você no amor de Cristo Jesus, nosso Senhor



Até a próxima

Antônio Cirilo